A Assembleia é um Projeto nascido de um estudo sobre indisciplina escolar de um grupo de professores da USP, culminado da tese de doutoramento, em um livro: “Assembleia Escolares, o contra ponto das escolas Democráticas”, do autor Júlio Groppa Aquino. Um momento importante na escola, em que todos os alunos se reúnem para expor seu agrado, desagrado, a boa convivência e a solução de conflitos no espaço escolar.

Além de trabalhar o conteúdo sócio-emocional, muitos outros aspectos também são estimulados, como: desenvoltura, linguagem, autonomia, oratória, o saber ouvir e respeitar a vez de falar, considerar a opinião do colega, o limiar da frustração, sobretudo ao diálogo para a solução de conflitos.

Todos os meses, na primeira quinta-feira do mês, nossos alunos participam do momento da assembleia. Este momento é vivido por todas as turmas dos maternais ao 5º ano. Neste dia os alunos são levados a conversarem a respeito do que curtiram e não curtiram na turma/escola, refletindo sobre as atitudes de cada um. As crianças são ouvidas e estimuladas a verbalizarem seus sentimentos. 

A turma do 5º ano (professora Ana Paula) discutiu a respeito de várias situações, sendo o recreio, o ícone mais comentado. Na pauta, divergências entre eles e os alunos do 4º ano quando, jogam bola. Ao final, os alunos se posicionaram e também ouviram várias opiniões. A partir desta escuta, contribuíram com ideias para acabar com este conflito.