No último dia 13 de setembro, tivemos o prazer de realizar o Viver Art – Vernissage Fama, um evento que foi muito além de uma simples exposição de arte. Foi uma verdadeira experiência transformadora, não só para nossos alunos, mas também para suas famílias. Realizado no charmoso espaço BELA CASA, em Belo Horizonte, o evento foi uma celebração da arte, educação e desenvolvimento infantil.
Cada série do Ensino Fundamental Anos Iniciais explorou temas artísticos que incentivaram nossos alunos a desenvolver habilidades motoras, cognitivas e, claro, emocionais e sociais. Com trajes sociais, os estudantes receberam seus convidados com elegância e orgulho, prontos para apresentar as obras que criaram com tanto carinho e dedicação ao longo do ano. Foi um momento de protagonismo e crescimento, onde eles puderam exercitar a comunicação e confiança ao compartilhar suas criações.
Além de oferecer aos alunos a chance de expor suas obras, o Vernissage também proporcionou às famílias um olhar privilegiado sobre a evolução artística e pessoal dos seus filhos. O evento reforçou o papel fundamental da arte na educação, não apenas como uma ferramenta de expressão, mas também como uma maneira de construir e fortalecer habilidades sociais e emocionais.
Abaixo, você pode conferir todas as fotos deste evento tão especial! 📸🎨
Depoimentos
“Oi, tudo bem? Meu nome é Giovana, sou parente da Melissa e irmã mais velha dela, a Melissa do quinto ano. Sobre o trabalho dos meninos, eu achei uma gracinha, muito fofo. Eles arrasaram! As telas ficaram lindas, e adorei as técnicas que eles usaram. Algumas ficaram parecendo aquarela e tal. Muitos usaram várias cores; tem um que está cheio de bolinhas, e eu achei uma graça.”
“Meu nome é Carlos Alberto, sou pai do Arthur Alberto, do terceiro ano. Estou hoje aqui participando do evento Viver Art, um momento cultural da Escola FAMA, onde meu filho é um dos artistas. Na verdade, conversando com minha esposa, eu havia dito que não achava muito interessante. O que seria, na sexta-feira à noite, levar meu filho para participar de um evento cultural? Mas, quando cheguei aqui, realmente fui surpreendido, porque o evento não só é importante, como também as crianças estão demonstrando muita habilidade, capacidade e desenvolvimento naquilo que o professor está ensinando. Então, realmente, a escola está de parabéns. E não só a escola, né? Todo mundo que está envolvido aqui.”
“Meu nome é Alan Bastos, sou pai da Helena Bastos, do primeiro ano, da turma da Hadassa. Foi uma surpresa para mim ver tantas obras legais, acima de tudo. Eu acho que, para os pais, sempre vai ser bonito, mas realmente são muito legais. E os alunos estão todos sabendo se apresentar, falando muito bem e se desenvolvendo muito bem.”
“Meu nome é Sheila, sou mãe da Maria Luiza, do primeiro ano do Fama, e estou impactada com esse evento. Ver um colégio apostar na diversidade do ensino me enche de orgulho, porque é exatamente isso que eu queria para minha filha: não apenas o ensino rotineiro, mas também um olhar ampliado, com foco na cultura, pois é isso que constitui um cidadão.”
“Boa noite, aqui quem fala é Rafael Prado, pai do Miguel Bastos e do João Bastos Prado. Sobre o evento, gostei bastante. Acho que a proposta para as crianças foi incrível, trazendo-as para esse ambiente e mundo da arte. Elas se sentiram muito à vontade. Gostei da proposta e do trabalho diferenciado. Mais uma vez o Fama fazendo o que faz muito bem, né? Cuidando das nossas crianças, ajudando-as a se desenvolverem e crescerem.”
“Meu nome é Paula, sou mãe da aluna Giovanna Vitória, do quinto ano. Estou encantada com essa exposição, vendo a desenvoltura das crianças, tanto na apresentação quanto no desenvolvimento artístico. As crianças estão muito bem preparadas, e achei o evento maravilhoso. Percebi como os alunos estão desenvolvendo essa cultura da arte, que não é tão comum em nosso país. Todos estão de parabéns, estou muito encantada.”
“Meu nome é Alan, sou pai do Lucas Gabriel, do segundo ano, e hoje vim aqui contemplar a arte das crianças da turma dele e de toda a escola Fama. Foi algo inovador — o ambiente, as pessoas — tudo muito extraordinário. As crianças ficaram muito felizes com o que apresentaram, e eu fiquei muito contente também em ver o Fama estimulando a imaginação delas. Foi realmente algo extraordinário. Espero que no ano que vem tenha mais.”
“Meu nome é Elisa, sou mãe do Bento Marra, do primeiro ano, turno da manhã. Sobre a Viver Art, achei um evento bastante interessante para as crianças conhecerem e se aprofundarem em eventos culturais. Vivemos em um mundo com tantas tecnologias e telas, né? Estar presente em um momento com o artista, conhecer a obra e poder experimentar visualmente, ao vivo, a criança falando sobre o que produziu e o repertório que construiu em torno daquela arte foi muito importante e interessante. Acho que vai ficar nas nossas memórias.”