FAMA Colégio abre as portas para um Café Pedagógico com os pais de alunos
Poderia ser só mais uma reunião de pais, mas o FAMA Colégio tornou o primeiro encontro do ano letivo de 2016 mais charmoso e simpático, promovendo um delicioso café. Foram três dias de reuniões que tiveram como objetivo principal apresentar o planejamento do ano letivo que se inicia. Os encontros foram divididos de acordo com o período e série das crianças. A diretora pedagógica do FAMA, Ana Lúcia Melo, apresentou os principais projetos da escola. A pedagoga Isaura Brandão Barbosa e a Psicóloga Marisa Teixeira, fizeram também explanações sobre suas respectivas áreas e ainda responderam às dúvidas dos pais.
Projetos como Culinária Pedagógica, Educação Financeira, Os Mascotes de 2016 (Serras Brasileiras e seus animais), momentos das Assembleias, foram apresentados e detalhados durante o encontro. A escola também irá desenvolver ações específicas sobre as Olimpíadas, Educação no Trânsito e também sobre a prevenção do mosquito Aedes Aegipty.
Maternal II e III
Alguns dos pais que participaram da reunião estavam conhecendo pela primera vez a escola. Por isso, a psicólogia Marisa Teixeira explicou sobre o processo da Educação Infantil, detalhou o conceito e o que pode ser esperado do desempenho das crianças. “Nosso objetivo é estimular diferentes áreas da educação, com atividades interativas para aguçar a curiosidade dos pequenos”, explicou a especialista.
Para os pais que participaram da reunião foi uma oportunidade de se inteirar sobre as expectativas da escola em relação aos filhos. Segundo Thalita Menezes, mãe do Davi, do Maternal III, suas expectativas estão sendo superadas, mesmo pra ela que também é professora. “Estou percebendo que o processo é prioridade e não o resultado. Me chamou a atenção a paixão e o carinho com que professores e a diretoria lidam com nossas crianças”, define.
1º e 2º Períodos
A Pedagoga Isaura Brandão Barbosa detalhou bastante sobre o processo de alfabetização adotado no FAMA. Esta é uma fase que pode deixar os pais um tanto ansiosos. “Nosso objetivo é ensinar a criança a compreender a leitura e não apenas decorar as letras. Antes dos sete anos pode ser que algumas ainda não saibam ler, o que é normal, o importante é ela ter domínio e tranquilidade ao que está sendo ensinado”, detalha. Ela explicou ainda que todo o trabalho desenvolvido com os alunos é fundamentado nos Referenciais da Educação Infantil – MEC, o que o FAMA faz questão de seguir à risca, porém incrementando com uma série de projetos importantes, além de atividades exclusivas adotadas ao longo do ano.
Maria Aparecida Cordeiro dos Santos é mãe de dois alunos no FAMA: o João Vitor, do 1º Período, e a Maria Eduarda, do 2º ano. “Depois desta reunião eu fiquei mais tranquila e ainda mais confiante. Agora sabemos quais serão os passos dos nossos filhos e o que eles irão aprender ao longo do ano”, completa.
1º e 2º Ano
Os pais dos alunos do 1º e 2º anos puderam entender sobre as fases do desenvolvimento dos filhos. Na oportunidade, a diretora pedagógica, Ana Lúcia Melo, detalhou sobre os mascotes escollhidos para o ano letivo de 2016, que serão Serras brasileiras e animais que as representam. Serão 16 Serras trabalhadas, sendo que cada turma terá como mascote animais como a onça pintada, o tamanduá mirim, a borboleta, entre outros. “É uma oportunidade única para essas crianças saberem mais sobre animais raros e sobre a composição de serras pouco trabalhadas e detalhadas no ambiente pedagógico”, ressalta.
A mãe do Daniel Henrique, do 1º ano, Andrea Aparecida Vieira, está encantada com a estrutura apresentada pelo FAMA. “Meu filho está tendo uma ótima adaptação da escola. A família toda está apaixada pelo plano pedagógico”, ressalta.