Princesas, piratas, príncipes, sereias e super heróis empolgadíssimos com o Carnaval. No dia 13/02, o Fama Colégio foi invadido por crianças animadas com o Grito de Carnaval, promovido pela escola. Por um dia, os pequenos deixaram os uniformes em casa e soltaram a imaginação, ao som de marchinhas antigas e com muita brincadeiras e danças. A escola foi enfeitada com máscaras e arranjos coloridos, tudo para tornar o momento ainda mais animado.
Mas o Carnaval do FAMA não foi apenas um momento de festejos. Durante toda a semana, as professoras trabalharam com as crianças todo os aspectos culturais ligados ao grande evento. A professora Francielly Fernanda, do 1º período, apresentou à sua turminha vídeos infantis que retrataram o tema de um jeito simples, pra facilitar a compreensão. Personagens da Turma da Mônica e da Turma da Floresta mostraram a história de figuras carnavalescas antigas, como o Pierrot, Rei Momo e Colombina. “Buscamos dentro do universo infantil dar uma noção cultural do Carnaval, explicando sua origem e como era a festa antigamente. Explicamos que, apesar de ser uma festa muito conhecida no Brasil, sua origem foi em Roma e na Grécia antiga”, detalha a professora.
Na turma da professora Samara Rocha, do 1º ano, foram trabalhadas algumas marchinhas antigas e ainda foi explicado a origem de alguns instrumentos de percussão, como o tambor, mostrando como foi o seu uso no passado e ainda na atualidade. “Nosso objetivo foi mostrar às crianças a riqueza dos instrumentos e estimular a imaginação de cada uma delas”, detalha.
Segundo Ana Lúcia Melo Santos, Diretora Pedagógica do FAMA, sempre que há oportunidade a escola trabalha de forma contextualizada as datas festivas e comemorativas do calendário. “É uma oportunidade de unir o lúdico, o cultural e levar informação relevante para os pequenos”, detalha.