MATERNAl II e III manhã – Prof. Stefani Faustino

Com seu jeitão meio pesadão, o Jacaré-do-papo-amarelo recebeu este nome porque tem a barriga amarela, mas o restante do corpo é meio esverdeado ou pardo. No Brasil ele vive na Mata Atlântica, especialmente na Região Leste. Fora do país, ele é encontrado na Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Mas está cada vez mais difícil encontrar um desses animais por aí, pois ele está ameaçado de extinção.

Esses simpáticos jacarés vivem em mangues, brejos, lagoas e rios. Os filhotes alimentam-se de insetos e invertebrados. Os adultos se alimentam de peixes, caramujos, aves e pequenos mamíferos. Eles podem atingir três metros de comprimento. Mas esse tamanho é raro. Normalmente mede de 1,5 a 2 metros. O focinho dele é menor do que o das outras espécies. E atrás da cabeça ele ainda tem escamas em fileiras cervicais. A fêmea constrói o ninho próximo à água e cobre com folhas secas, gravetos e terra. Em média, são postos de 30 a 50 ovos. A incubação varia entre 70 a 90 dias.

Curiosidade: Você sabia que é o macho quem cuida dos filhotes recém-nascidos? Os papais jacarés permanecem perto dos bebês-jacarés, protegendo-os contra os predadores, em especial garças e outras aves grandes.

Jacaré do Papo Amarelo