Estudo Moradia-Cômodos: estimula os trabalhos manuais e trabalha conceito de moradia com alunos
Num mundo onde tudo é tão digital, tão imagético, é de suma importância envolver as crianças em atividades que estimulem o manuseio com diferentes técnicas, materiais e ferramentas.
A professora Línnia Caitano Morais, da turma Camomila, do 3º ano, ao trabalhar o conteúdo Moradias-Cômodos solicitou que os alunos representassem o seu quarto em uma caixa de sapato, contemplando todos os detalhes.
Cada criança, juntamente com a família, usou de diversos materiais para montar paredes, portas, janelas, camas e móveis exatamente iguais ao quarto de verdade. Tinta, tecido, brinquedos e papel foram alguns dos recursos usados pelos pequenos. O resultado surpreendeu a todos do FAMA, pela riqueza e preocupação com cada detalhe. “Os meninos pensaram em fazer tudo exatamente como é no quarto deles. Dos detalhes do piso, à colcha em cima da cama, cortinas e livros. Foi emocionante perceber o interesse de todos com esse conteúdo”, detalha a professora.
O trabalho do aluno Bernardo Lacerda é um exemplo de como as crianças se empolgaram e fizeram tudo com muito carinho. Em uma pequena caixa de sapatos ele conseguiu encaixar uma estante com livros, com destaque para “O Menino Maluquinho” do escritor Ziraldo. A caixa também veio com cama, travesseiro, uma linda cortina, chinelos em cima do tapete, um skate e um instrumento de percussão. Tudo como é no quarto dele de verdade.
De acordo com a Pedagoga do FAMA, Isaura Brandão Barbosa, o Colégio procura sempre trabalhar com atividades que atraiam as crianças para o mundo além do universo digital. “É importante estar atento aos recursos tecnológicos, mas acreditamos que o desenvolvimento da criança é mais completo quando ela consegue perceber o mundo real, com cores, texturas e materiais diversos. Com esse lindo trabalho, elas perceberam que podem idealizar e construir um projeto com as próprias mãos. Isso é de um valor imensurável”, avalia.
Com as peças prontas, o FAMA Colégio montou uma exposição e mostrou para toda a escola o trabalho da turma, que mereceu aplausos e o reconhecimento de todos.