Festa da fertilidade: junho é o mês das festas e o mês do milho!

Estamos em junho! Mês de festas e homenagens a vários santos que já fazem parte do folclore nacional. É tempo de quadrilhas, brincadeiras ao redor das fogueiras, bandeirolas, de forró, se vestir de caipira, e, claro, tempo das comidas típicas.

Mas existe outro motivo para tanta comemoração durante o mês de junho: a fertilidade da terra. Junho é o mês do milho, um dos principais produtos da nossa agricultura. Tanto que a culinária dessas festas é farta de pratos feitos com este alimento.

Hummm!!! Curau, pamonha e pipoca fazem parte das delícias juninas, não é mesmo?! E essas gostosuras são feitas deste mesmo produto.

Origem

O costume de festas no mês de junho começou na Europa. Os portugueses tinham a mania de fazer festas em comemoração à colheita do trigo, que acontecia por lá uma vez ao ano, durante o verão – que em Portugal (e na Europa toda) é em junho, julho e agosto, exatamente na época do nosso inverno.

Quando vieram para o Brasil, no século XVI, os portugueses desejavam manter o costume de festejar, mas aqui não havia produção de trigo. O jeito foi fazer a festa com um grão muito consumido pelos nossos índios: o milho.

Assim começou a tradição anual das festas juninas por aqui. E assim começou também o uso do milho para o preparo das comidas que eram servidas aos participantes. Estava descoberto o grão que faz mil delícias!

O grão dourado

Atualmente, o milho, que é um cereal, é produzido em todo o mundo. O grão é usado como alimento humano e também como ração animal. Os Estados Unidos são os maiores produtores de milho do mundo. Lá é cultivado quase 50% do milho produzido em todo o planeta. Outros países também são grandes produtores de milho: China, Índia, Brasil, França, Indonésia e África do Sul.

Cultivo

O milho é grão que precisa de muita água para crescer. Ele é plantado aproveitando as chuvas. Como suas raízes são fracas para absorver a água da terra, ela precisa de muita água da chuva ou de irrigações.

A melhor época para plantar o milho é no início do período das chuvas, e isso varia bastante nas regiões do Brasil. No nordeste, o plantio do milho vai de abril a maio. No Sudeste e Sul, o plantio começa entre setembro e novembro.

Por isso, nada mais justo que exaltar o grão dourado que colhemos este mês. Sendo assim, o XXVIII Arraiá do Fama vai homenagear o milho, uma das fontes de energia mais importante do nosso país. Venha participar com a gente! Clique aqui e saiba mais.