Na contramão de uma sociedade que fornece tudo pronto para o consumo, o FAMA Colégio começa o ano letivo com mais uma ação diferente com os seus alunos. Pelo segundo ano, a escola promove o Projeto “ Alimentação Saudável aliado a Horta Sustentável”, que está ensinando as crianças os primeiros passos do cultivo de hortaliças e ervas aromáticas. Para inaugurar o projeto neste ano, a Professora Renata Araújo, 2º período – E.I ,convidou o Engenheiro Florestal, Francisco Araújo, da Gerência de Jardins e Áreas Verdes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), para mostrar aos pequenos – na prática – como plantar, cuidar e cultivar uma planta.
Sementes de tomate cereja, alface e cenoura foram plantadas em recipientes próprios e as crianças são responsáveis pelo cuidado com as plantas, como jogar água, fofar a terra e observar se estão sob o sol forte ou na chuva. “A infância é a melhor fase para aprender a lidar com plantas, a tomar gosto pelo cultivo de hortaliças”, incentiva Francisco.
O Engenheiro ainda está mostrando aos pequenos o manuseio correto das sementes, o tipo de planta para cada região de cultivo e os materiais necessários para o início da plantação. “É incrível como cada criança é despertada para algo tão simples, mas que a maioria nunca teve acesso até agora. Elas estão descobrindo princípios de sustentabilidade e compreendendo a origem dos alimentos”, completa.
Segundo a Diretora Pedagógica do FAMA, Ana Lúcia Melo, ao desenvolver a “Horta Sustentável” torna possível ao aluno experiências que vão contribuir para a formação de um aluno consciente e maduro. “E a escola também aproveita para trabalhar com as crianças os princípios de envolvimento e responsabilidade, já que cada criança recebe a tarefa de cuidar de uma planta. Ao esperar pelo nascimento da semente e o seu crescimento, a criança também passa a ter maior percepção do tempo e de como cada hortaliça se desenvolve”, avalia Professora Renata Araújo.
Na próxima etapa do projeto, o Engenheiro Francisco Araújo voltará ao FAMA para supervisionar o desenvolvimento das crianças, dar novas orientações e continuar o plantio de novas mudas.