Nas férias, o mais importante é se divertir! Então, que tal umas ideias de brincadeiras incríveis, para fazer desse verão o melhor de todos? É muito bom nessa época da infância, usufruir de brincadeiras que estimulam a atividade física e mental, para aprimorar o condicionamento e o raciocínio lógico dos pequenos. Isso contribui para um desenvolvimento melhor e bem mais rápido para a criança, que pode, inclusive melhorar suas interações sociais e seu desempenho na escolar.

1. Brinquedos de montar

Tem muitos brinquedos de montar que podem ser usados para que os pequenos desenvolvam a sua coordenação motora. Bons exemplos entre eles são aqueles do tipo Lego, grandes e projetados para crianças pequenas. Além de não ter o perigo da criança engolir alguma peça, os encaixes não são tão difíceis. Assim, ela se sente estimulada a criar novas formas.

2. Formas geométricas

Use um giz para desenhar um labirinto de formas geométricas no chão, bem próximas entre si e de diversos tamanhos diferentes. O desafio das crianças será atravessar o cômodo para encontrar os pais do outro lado do labirinto, só podendo passar por das formas geométricas. Assim, com uma brincadeira como essa, o seu filho começa a reconhecer formas geométricas, além de dessnvolver noções de grande e pequeno.

3. Jogos de dança

Quem não gosta de dançar? E, para isso, o videogame pode ser o melhor amigo! Sim, muitos pais tentam reduzir o tempo de tela por considerar que o videogame não é uma brincadeira para crianças pequenas, sendo prejudicial para o seu desenvolvimento. Porém, existem alguns jogos e brincadeiras que são pensados também para os pequenos e que podem ajudá-los a desenvolver a coordenação motora e o foco, por exemplo. Um bom exemplo é a franquia Just Dance, que existe para as plataformas da PlayStation, do Xbox e da Nintendo. Ele reúne diversas músicas divertidas e atuais, com coreografias que devem ser seguidas pelos pequenos para marcar pontos. É uma diversão para toda a família, já que até 4 pessoas podem jogar juntas. E, é claro, ainda ajuda a gastar a energia das crianças para que eles tenham uma boa noite de sono ou uma soneca gostosa á tarde.