Férias, verão e crianças se divertindo é sinônimo de cuidados redobrados para os pais e responsáveis. Além da atenção a exposição ao sol no mar, em piscinas e até nas brincadeiras ao ar livre é preciso ter cuidado à alimentação e também a hidratação. Afinal, os dias de descanso das aulas precisam ser aproveitados ao máximo sem que ocorram adversidades.

Para ajudá-los na função separamos dicas que irão fazer a diferença nas férias de verão. Você vai ler a seguir informações realmente relevantes, sem rodeios. Queremos é fazer com que crianças e adultos possam guardar para sempre na memória as lembranças dos dias felizes. No mais, entre nas brincadeiras e divirta-se com os pequenos!

QUEIMADURA POR UMA ÁGUA VIVA

Se você é mineiro provavelmente frequenta ou já ouviu falar das águas geladas das praias de Cabo Frio, litoral do Rio de Janeiro. Se por um lado a água fria refresca nos dias quentes, por outro, aumenta a incidência de águas vivas e caravelas no mar. Por isso, em caso de queimadura a dica é NUNCA urinar no local, esfregar ou jogar água doce.

O correto é submergir o local da queimadura na própria água do mar, usar soro fisiológico e retirar os “espinhos” dos tentáculos com uma espátula. Serve palitinho de sorvete e até um cartão de plástico. Mas lembre-se: em casos mais severos é indispensável ir ao pronto atendimento mais próximo.   

ALIMENTOS CONTAMINADOS

Todo cuidado é pouco quando a alimentação é realizada fora de casa. Evite se render ao “mãe, eu quero, eu quero!” ao passar próximo de barraquinhas de alimentos com poucos sinais de higiene. Muitos acham que a maionese é o principal vilão nesses casos, mas nem sempre. Basta o acondicionamento de qualquer alimento ser feito de forma incorreta para contaminar todo o restante.

SINAIS DE DESIDRATAÇÃO

No verão é importante estar atento aos sinais de desidratação nos pequenos. Nos bebês, os principais sintomas são moleira mais baixa e irritabilidade. Já nas crianças maiores, os olhos ficam secos, o choro é sem lágrima e não há saliva embaixo da língua. Além disso, ao puxar a pele, ela demora a voltar ao lugar e o xixi fica amarelo e concentrado.

EXPOSIÇÃO AO SOL

Aqui vale aquelas dicas básicas; passe o protetor solar nas crianças com no mínimo 30 minutos de antecedência a exposição ao sol, coloque camisetas quando ultrapassar um limite tolerável no sol e use bonés e chapéus. Só para lembrar: a exposição solar deve ser evitada entre l0h e 16h.

Depois de anotada as dicas, #PartiuFérias! Lembrou-se de alguma informação que você acha importante dividir com outras mamães e papais? Deixe aqui nos comentários. É sempre bom dividir experiências.